Este ano aconteceu o maior ataca de DDoS da historia de acordo com o ArsTechnica, um ataque de negação de serviço (DDoS) bateu um recorde de 1.1 terabit por segundo. Foram atacados dispositivos de internet das coisas (IoT), roteadores e câmeras de segurança de uma provedora de hospedagem francesa chamada OVH.
Foram atingidas mais de 6,8 mil câmeras (câmeras de segurança e webcams) e, no processo, mais de 15 mil dispositivos estavam envolvidos. Segundo o AT, o maior ataque DDoS atenuado pela Akamai havia sido em junho, que alcançou um pico de 363 Gbps.
Os ataques de negação de serviço, DDoS, são feitos para inutilizar sistemas, deixá-los indisponíveis. Isso é feito pela invalidação de servidores por sobrecarga. Quer exemplos? Você deve lembrar quando a Sony PlayStation Network e a Microsoft Xbox Live ficaram fora do ar um bom tempo por causa desses ataques.
Com a Internet das Coisas cada vez mais presente, é bom começarmos a trabalhar mais em segurança e privacidade. Principalmente porque estes ataques se tornarão mais fáceis e mais frequentes. Quando a IoT estiver bem estabelecida, quando a sua casa inteira conectada, por exemplo, já imaginou o estrago que um "simples" DDoS pode fazer?
Créditos: tecmundo.com.br


0 comentários: